sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Dicas para a Escolha da Embalagem Certa para sua Loja Virtual

Apesar de muitas vezes, possuir um papel não tão destacado no e commerce, as embalagens possuem um importante função. Elas guardam e protegem os produtos para chegarem em perfeito estado nas mãos do cliente. Também são responsáveis pela 1ª impressão “física” que o cliente terá da sua empresa, afinal até o recebimento do produto todo o contato e impressão do cliente com a loja é apenas “virtual”.

Abaixo transcrevo trecho de Monica Fuchshuber da decepção experimentada ao receber seu pedido da Amazon:
“Quando fiz minha primeira compra na Amazon Books tive uma grande decepção ao receber em casa uma caixinha de papelão pardo sem impressão alguma. Eu esperava receber uma embalagem da empresa que era naquele momento uma das mais brilhantes empresas do comércio eletrônico mundial e recebi uma embalagem igual a do mercadinho do seu Manoel.
Percebi naquele momento que além de deixar de realçar sua presença no mundo real, a Amazon havia perdido a oportunidade de usar aquela embalagem para me valorizar como seu cliente, para me integrar ainda mais em seu mundo, para me oferecer outros acessos, me convidar para estender a experiência e até mesmo para me vender alguma promoção dando continuidade a um relacionamento que poderia se tornar duradouro.”
A descrição acima mostra o quanto vale a pena a empresa investir e dar atenção à suas embalagens. Gastar um pouco menos com embalagens pode sair mais caro, seja pela perda de imagem junto ao cliente, seja pela não proteção adequada do produto, significando maiores custos com trocas e devoluções.

Dicas para Escolha da Embalagem Ideal

Abaixo apresento algumas dicas para questão de embalagens:
  • Avalie as diversas possibilidades de embalagem e fornecedores para seu produto, na questão de proteção, quantidade mínima de compra, possibilidade de personalização, segurança, preço e custos com frete e prazo de entrega. Também considere a facilidade para adicionar os produtos e fechar a embalagem. Quanto mais prático este processo, melhor, pois significará maior produtividade para sua expedição.
  • Personalize suas embalagens. É muito importante que o cliente receba os produtos em embalagens com a “cara” da empresa. Destaque bem sua logomarca, as cores de texto/background devem ser cores da logomarca. Não esqueça que o Layout e Design deve combinar com a proposta da loja virtual. Lojas mais informais podem ser mais ousadas e ter designs mais despojados.
  • Coloque o endereço da sua empresa e dados para contato (telefone, email,…).  Caso o cliente tenha algum problema com o produto, isto facilitará ele entrar em contato com sua empresa.
  • Se usa prioritariamente os Correios como operador logístico, adicione no verso o quadro “Para uso dos Correios”, onde pode ser adicionada informações para casos de devolução, destinatário ausente, …
  • Preferencialmente, trabalhe com menor quantidade de cores. Isto significará menores custos com impressão nas embalagens, mas considere até onde isto poderá impactar na personalização/design.
  • Sempre que possível utilize embalagens com menor impacto ao meio ambiente. É bom para o meio ambiente e é bom para a imagem da sua empresa, já que os clientes valorizam empresas ecologicamente corretas.

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